ICIF Brasil - Italian Culinary Institute for Foreigners

Tel: +55 11 3825-1950

Reconhecido mundialmente, o ICIF possui escritórios de representação na Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coréia, Estados Unidos, Índia, Japão, Malásia, México, Peru, Taiwan e Venezuela.

ICIF Mundo

O Italian Culinary Institute for Foreigners - ICIF é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1991 por um grupo de chefs italianos, com o objetivo de promover a imagem da cozinha italiana no exterior. A escola organiza cursos Master, para chefs de cozinha estrangeiros que pretendem se especializar na moderna cozinha italiana, e cursos temáticos, de curta duração, para os amantes da gastronomia italiana.

A sede da ICIF fica em um castelo medieval localizado em Costigliole d'Asti, uma vila situada numa das mais belas colinas da região de Monferrato, famosa pela produção de vinhos Barbera e Moscato. Construído há cerca de mil anos, o castelo ainda conserva sua estrutura original, mas foi totalmente adaptado para abrigar salas de aula com os mais modernos equipamentos, uma enoteca e uma oleoteca. A reestruturação foi patrocinada pela Comunidade Européia e pela Região Piemonte.

História do ICIF

A história do ICIF se inicia em Turim em 1991, por obra de um grupo de chefs italianos de prestígio internacional e de opinion leaders do setor, com a finalidade de tutelar e qualificar a imagem da cozinha e dos produtos italianos junto aos profissionais que operam na área de restaurantes no exterior.

Graças a um financiamento de então Ministério da Agricultura, o grupo projeta e organiza o primeiro Máster de cozinha italiana, freqüentado por um grupo de trinta cozinheiros profissionais dos Estados Unidos. Com a colaboração de grandes Chefs italianos e importantes profissionais do setor agroalimentar, além do apoio de firmas e entidades, o primeiro Máster ICIF atrai a atenção internacional, obtendo ampla e significativa aprovação. Paralelamente, o ICIF organiza manifestações de cozinha italiana no exterior.

Em 2004, o ICIF completou mais um passo e ampliou suas atividades no Exterior, com a abertura de duas novas sedes, na China e no Brasil, onde em 2005 se iniciaram os primeiros cursos.

Finalidades do ICIF

Comunicar a todo o mundo o prestígio e a tradição que fazem da cozinha das Regiões da Itália, aquele patrimônio que todos invejam, dando à restauração italiana uma imagem altamente qualificada e exportando toda riqueza de cada região: esta é a filosofia do ICIF.

A cozinha das regiões italianas é rica em sabores, harmonizações e nuances, que nascem das diferenças de terreno, clima, história e cultura, características de cada região. É, de fato, objetivo principal do ICIF ensinar a cozinha regional italiana aos profissionais estrangeiros, para que possam assimilar o gosto e a cultura agro-alimentar italiana e possam assim levá-la a seus países de origem e tomar consciência do valor e da qualidade dos produtos típicos italianos, com a finalidade de difundir e promover o verdadeiro gosto italiano.

Os cursos se desenvolvem principalmente na Itália, para favorecer o conhecimento direto da realidade local, além das tradições, da história, do folklore e da literatura enogastronômica.

Estrutura do ICIF

O ICIF é uma associação sem fins lucrativos nascida em 1991 para tutelar e qualificar a imagem da cozinha e dos produtos italianos junto aos profissionais que atuam na área de restaurantes no exterior.

A atividade didática do ICIF se articula em vários tipos de cursos: os Master, com duração de 180 dias (divididos em duas fases: dois meses de aprendizado teórico prático no Castelo e quatro meses de estágio em restaurantes selecionados), os Cursos Breves com duração de 3 meses (21 dias de fase, teórico-prática e 70 dias dedicados à fase aplicativa), os Cursos de Atualização ou monotemáticos, de duração variável, os Cursos turístico-culinários para não profissionais, amantes da cultura enogastronômica italiana.

O corpo docente é formado por profissionais altamente qualificados, docentes de escola de Hotelaria, jornalistas, técnicos e expertos, chefs e sommeliers de fama internacional.


O ICIF é uma instituição italiana voltada para a divulgação da Gastronomia e dos produtos agro-alimentares italianos no exterior. Para isso, conta com o apoio da Comunidade Européia, da Região Piemonte, onde está sediado, da Região Lombardia e do Ministério do Comércio Exterior italiano. Conta também com o apoio de muitas firmas italianas de primeira linha.
O Italian Culinary Institute for Foreigners - ICIF é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1991 por um grupo de chefs italianos, com o objetivo de promover a imagem da cozinha italiana no exterior. A escola organiza cursos Master, para chefs de cozinha estrangeiros que pretendem se especializar na moderna cozinha italiana, e cursos temáticos, de curta duração, para os amantes da gastronomia italiana.
A direção do ICIf Brasil é exercida por Paola Tedeschi.
Paola é italiana e representante exclusiva, desde 1998, do ICIF - Italian Culinary Institute for Foreigners no Brasil e ministra a disciplina: História da Gastronomia e da Alimentação.
É formada em Química pela USP, com especialização em Análise Sensorial pela UNICAMP.

Comunidade ICIF Brasil - Espaço para alunos e ex-alunos.

Este é um espaço colaborativo, onde alunos e ex-alunos do ICIF Brasil contribuem com o site - posts com dicas, notícias interessantes, fotos e conteúdo elaborados pela e para a comunidade.

ICIF Brasil - Tel: +55 11 3825-1950
Todos direitos reservados a ICIF - Desenvolvido por Matheus Tael