ICIF Brasil - Italian Culinary Institute for Foreigners

Tel: +55 11 3825-1950

Reconhecido mundialmente, o ICIF possui escritórios de representação na Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coréia, Estados Unidos, Índia, Japão, Malásia, México, Peru, Taiwan e Venezuela.

ICIF Brasil

O ICIF é uma instituição italiana voltada para a divulgação da Gastronomia e dos produtos agro-alimentares italianos no exterior. Para isso, conta com o apoio da Comunidade Européia, da Região Piemonte, onde está sediado, da Região Lombardia e do Ministério do Comércio Exterior italiano. Conta também com o apoio de muitas firmas italianas de primeira linha.

Sua sede é um castelo do ano 1000, localizado em Costigliole d' Asti, que foi inteiramente reestruturado para hospedar a escola.

Histórico ICIF no Brasil

Em parceria com várias entidades, o ICIF costuma instituir Concursos para Chefs em todo o mundo.

No ano 2000 foi feito um concurso pela primeira vez aqui no Brasil, na cidade de São Paulo, em parceria com o Arroz Gallo, patrocinador internacional do ICIF.

Em 2001, o Concurso, de nível internacional, foi patrocinado pelo OOIC Olive Oil International Council cuja final ocorreu na cidade de Stresa na Itália.

Em 2001 ainda, o ICIF ministrou na cidade do Rio de Janeiro, 3 cursos profissionalizantes em Cozinha Italiana, patrocinados pelo Governo italiano, para cidadãos italianos residentes nos Estados do Rio, Espírito Santo e Bahia.

Em 2002 o ICIF ministrou um curso Máster de extensão universitária em São Paulo, em parceria com a Universidade Anhembi-Morumbi e 5 cursos no Rio Grande do Sul, sob a égide do Ministério do Trabalho italiano.

Também em 2002 houve novo concurso para a melhor revelação na cozinha italiana, reservada a Chefs até 30 anos, sempre patrocinado pelo Arroz Gallo.

Todos os chefs finalistas nestes concursos tiveram suas receitas publicadas em livros editados pelo próprio ICIF.

Além disso, em 2002, por ocasião de seu décimo aniversário, o ICIF instituiu um premio anual para os melhores chefs dos 5 continentes.

Nesta primeira edição, foi premiado o chef Sérgio Arno do "La Vecchia Cucina" de São Paulo como melhor chef da cozinha italiana na América do Sul.

Na mesma ocasião, a Região Piemonte outorgou o Premio Guido Alciati ao melhor restaurante piemontês fora da Itália e o premiado deste ano foi o Restaurante Massimo de São Paulo, de propriedade dos irmãos Massimo e Venâncio Ferrari.

Em 2003, o ICIF ministrou dois cursos Máster: um de Cozinha Italiana Tradicional no Rio, junto à Universidade Estácio de Sá e outro em São Paulo, de Cozinha Italiana Contemporânea, junto à Universidade Anhembi-Morumbi.

Neste último curso, além de docentes em outras universidades brasileiras e chefs paulistas e de cidades vizinhas, estiveram presentes três chefs uruguaios da vizinha Punta del Este, o que muito nos envaideceu.

Devido ao grande sucesso destes cursos, o ICIF assinou convênio com a Universidade de Caxias do Sul para abrir uma unidade de Gastronomia em Flores da Cunha, sob a orientação pedagógica dos instrutores ICIF.
Esta nova escola iniciou suas atividades no início de 2004.

No ano de 2008, houve a primeira fase do Concurso Sintonias, sobre o uso do azeite de oliva extra-virgem.


O ICIF é uma instituição italiana voltada para a divulgação da Gastronomia e dos produtos agro-alimentares italianos no exterior. Para isso, conta com o apoio da Comunidade Européia, da Região Piemonte, onde está sediado, da Região Lombardia e do Ministério do Comércio Exterior italiano. Conta também com o apoio de muitas firmas italianas de primeira linha.
O Italian Culinary Institute for Foreigners - ICIF é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1991 por um grupo de chefs italianos, com o objetivo de promover a imagem da cozinha italiana no exterior. A escola organiza cursos Master, para chefs de cozinha estrangeiros que pretendem se especializar na moderna cozinha italiana, e cursos temáticos, de curta duração, para os amantes da gastronomia italiana.
A direção do ICIf Brasil é exercida por Paola Tedeschi.
Paola é italiana e representante exclusiva, desde 1998, do ICIF - Italian Culinary Institute for Foreigners no Brasil e ministra a disciplina: História da Gastronomia e da Alimentação.
É formada em Química pela USP, com especialização em Análise Sensorial pela UNICAMP.

Comunidade ICIF Brasil - Espaço para alunos e ex-alunos.

Este é um espaço colaborativo, onde alunos e ex-alunos do ICIF Brasil contribuem com o site - posts com dicas, notícias interessantes, fotos e conteúdo elaborados pela e para a comunidade.

ICIF Brasil - Tel: +55 11 3825-1950
Todos direitos reservados a ICIF - Desenvolvido por Matheus Tael